quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Preview SPFW




NEON
Tema: são vários. Uma flor encontrada durante uma viagem de Dudu Bertholini e Rita Comparato, por exemplo, faz parte das referências usadas para a criação da coleção, assim como tapetes persas e o potencial multicultural de Istambul, por ser um entreposto entre Europa e Ásia.
Silhueta: a mesmo da flor.
Cartela de cores: todas, misturadas em estampas. Algumas delas foram feitas em parceria com o ilustrador Fernando Vilela, que já assinou prints famosos da grife. Desta vez, ele fez colagens que, mais tarde, foram parar nos tecidos.




MARIA BONITA
Tema: depois de buscar inspiração em aspectos da cultura de Brasília e da Bahia, Danielle Jensen olha para a região norte do Brasil.
Silhueta: entre retos e afunilados.
Tecidos: lãs, alpacas e texturas.
Cartela de cores: do cáqui ao verde, passando pelo amarelo.



OSKLEN
Tema: a coleção faz referência direta à Agenda 21 (documento elaborado no Rio de Janeiro durante a conferência Eco 92, no qual se discutiu a importância de adotar medidas para a melhoria de vida do homem e como reduzir impacto de sua ação no globo). A partir daí, Oskar Mestavaht propôs uma reflexão sobre a relação do homem com o planeta, da qual nasce um movimento de guerrilha, comandado pelos e-brigaders, engajados com a preservação da natureza.
Silhueta: fardas desconstruídas e moletons reconstruídos. Sneakers aparecem pesados e fazendo as vezes de coturnos.
Tecidos: e-fabrics, como algodão orgânico tingido em processo natural, linho 100% e couros de tilápia, pirarucu e salmão, além de seda orgânica e lona eco.
Cartela de cores: verdes e cinzas em contraste com o laranja, o vermelho e o azul. Cores da natureza se misturam ao militar e à cultura tribal indígena.